O Comiket ou Comic Market com certeza absoluta representa o grande sonho, em termos de evento, para otakus ao redor do mundo. Isso por que este é a maior convenção de venda de Doujins não só do Japão, mas do mundo. Para quem não sabe, Dojinshi são produções independentes de revistas, mangas ou romances onde os artistas as criam, imprimem e vendem suas obras por conta própria. Em geral os autores deste tipo de literatura são fãs que usam personagens de animes em suas próprias historias, contudo nem tudo é uma questão de copiar, existem muitos autores que criam seus próprios personagens para desenvolverem suas historias. Como os Dojinshis são a parte principal do mercado de publicações independentes no Japão e logicamente estão intimamente ligados ao mundo dos mangas, animes e jogos. Só por isso se tem uma ideia da importância e peso que o Comiket tem no mundo otaku.
Este evento lendário nasceu há 41 anos com a liderança de Yoshihiro Yonezawa que reuniu um grupo de amigos para explorar o potencial dos mangas, principalmente, seu caráter comercial que na época não tinha tanta divulgação. Atualmente o Comic Market é realizado sempre no grande complexo Big Sight durante três dias e duas vezes no ano (agosto e dezembro). Apesar de vermos convenções de quadrinhos por todo mundo somente no Japão vemos um evento com a magnitude do Comiket que mexe com a paixão, mais de 500 mil pessoas que geralmente passam pelos dias do evento. Só para ter uma idéia o grupo organizador tem quase 2400 membros cadastrados.
Precisamos, também, louvar a incrível disposição do publico que comparece ao Comiket que além de enfrentar qualquer clima em uma fila titânica, que começa a se formar desde as 6:30 (os portões são abertos as 10:00), ainda tem disposição para enfrentar as filas para comprar os produtos nos stands. Como se tudo isso não fosse pouco ainda é um verdadeiro sufoco encontrar um manga especifico devido a quantidade de títulos que existem no lugar. Não se engane achado que o lugar é desorganizado, pelo contrario, a organização é feita por categorias para tornar o trabalho de procura mais fácil. Infelizmente o volume de mangas é muito grande com todos os gêneros que você pode imaginar (comedia, romance, ação fantasia e entre outros). Algo que pode facilitar um pouco mais a vida dos “aventureiros” desta missão impossível são os catálogos do evento que são vendidos no local, mas mesmo assim esteja preparado para folhear mais de 1400 paginas.
Sempre digo que um grande evento otaku não é realmente grande, e nem está completo sem a alma da festa. Sim, estou falando dos cosplays que no Comic Market sempre estão em peso são centenas de pessoas vestidas com seus melhores cosplays e tornando a festa ainda mais alegre, divertida e bonita. Um fato interessante é que em geral a maioria esmagadora de cosplayers que vão a este evento são garotas que não se intimidam pelo publico do Comiket ser, quase em sua totalidade, do sexo masculino.
Um assunto serio, que vem sendo debatido desde o ano passado é a mudança do Comic Market para as cidades de Nagoya ou Osaka, pois em 2020 o Japão será a bola da vez para sediar as olimpíadas e o Tokyo Big Sight, também, entrará em reformas para atender a este evento e não poderá acolher a convenção de dojinshis durante o segundo semestre de 2019 e a primeiro semestre de 2020. O mais complicado é que já foram feitas algumas pesquisas de opinião publica e nenhuma das cidades foi aceita para a mudança de local. A alegação geral dos fãs seria que nenhuma outra cidade teria uma boa estrutura para a realização deste evento otaku lendário, sem contar que os custos de transporte e de estadia seriam demasiadamente caros, principalmente para os standistas . Só lembrando que temos uma media de 35 mil editores dojinshis e 130 editoras comerciais.
Texto: The Guyver