O enredo
A historia acontece em um mundo em que inexplicavelmente as pessoas começam a manifestar poderes especiais, que foram chamadas “peculiaridades”, e acabou atingindo cerca de 80% da população mundial sendo os 20% restantes de pessoas normais. Neste mundo fantástico, com tantas pessoas especiais, haviam aquelas que usavam seus poderes para o mau, os chamados vilões, e também aquelas que as usavam para o bem, os ditos heróis. Izuku Midoriy é um adolescente de 15 anos que sonha em se tornar um herói profissional (sim, nesse mundo isso é uma profissão), mas para isso ele primeiro precisa passar pela U.A, a melhor escola de formação de heróis profissionais do mundo. O maior obstáculo que fica entre o jovem Midoriy e seu ingresso na famosa escola é apenas o fato dele NÃO ter nenhuma peculiaridade. Quando tudo parece realmente sem saída e que os sonhos de Izuki nunca se realizarão, o destino coloca em seu caminho nada mais nada menos que All Might (o maior herói do planeta terra). Será que com a ajuda de seu novo super mentor o garoto sonhador, sem poderes conseguirá entrar na U.A. e se tornará um grande super-herói?
Se você gosta tramas complexas, mistérios macabros e grandes reviravoltas, isso é tudo o que você não vai encontrar aqui. Na verdade o enredo de Boku no Hero Academia e principalmente os personagens são claramente inspirados nos super heróis das hq´s clássicas americanas. Temos essa certeza quando vemos a índole de determinados personagens que mesmo sendo violentos e às vezes insanos, não se desviam do caminho do heroísmo, nos levando aquela velha, chata e ultrapassada filosofia que o bom nasce bom e nunca será mau, enquanto que o mau nasce mau e nunca será bom.
O fator personagens
Apesar da falta de criatividade da historia o anime cativa o espectador pela velha receita do “herói peregrino”, que tem como maiores qualidades sua coragem de seguir em frente e sua fé inabalável que conseguirá atingir seus objetivos mesmo que o mundo inteiro esteja contra ele. É o que acontece com o personagem principal que durante sua longa jornada passa por situações difíceis e a cada obstáculo vencido aprende um pouco mais sobre o que é ser um herói alem de se conhecer um pouco mais. Dessa forma acompanhamos o crescimento do jovem Izuku que acaba nos fazendo torcer para que ele consiga seguir em frente.
Outra coisa que prende a nossa atenção, mesmo para satisfazer a curiosidade, é o descobrimento das peculiaridades de cada um dos heróis (e de alguns vilões) que nos são apresentadas durante a serie. Se os autores economizaram criatividade na historia com certeza usaram e abusaram dela para criar as mais interessantes e bizarras habilidades especiais.
Parte Técnica
Boku no Hero Academia (a animação) foi ao ar em 03 de abril de 2016 e tem feito um grande sucesso pelo mundo otaku. Sendo uma adaptação do manga de mesmo nome, escrito por Hirofumi Neda e Kōhei Horikosh que foi lançado em 07 de julho de 2014. O anime foi produzido pelos studios Bones, responsável por grandes animes como: Fullmetal Alchemist, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Soul Eater e entre outros.
Os traços dos desenhos seguem o estilo manga e as cores usadas são geralmente fortes e gritantes principalmente no que se diz respeito ao uniforme de alguns heróis (tirando a garota invisível). A animação está muito boa complementando a dramaticidade e profundidade das lutas mais destrutivas, mas nada visualmente empolgante. A trilha sonora é muito boa seguindo um ritmo bem agitado como o anime exige, contudo não é tão empolgante como poderia ser em algumas ocasiões. Só lembrando que a abertura e principalmente a de encerramento valem a pena serem ouvidas.
Conclusão final
Em linhas gerais Boku no Hero Academia é um excelente titulo lançado neste ano e que já tem a segunda temporada confirmada e sinceramente espero que chegue logo, pois é um anime que, além de divertido, nos faz pensar sobre o eterno aprendizado da vida, a amizade e linha tênue que existe entre o bem e o mau.
Curiosidade: Pelo que tenho visto na internet uma personagem inesperada tem roubado a cena no gosto do publico masculino entre as garotas da serie. Trata-se da Tsuyu Asui que cada vez mais tem artes publicadas em sites e galerias. O que é no mínimo estranho por que ela é... Uma garota sapo! Sem preconceito com os anfíbios, mas isso é meio estranho. E eu achando que a tímida Ochako Uraraka (melhor amiga de Izuku Midoriy) iria reinar absoluta, mas talvez ela não tenha emplacado devido a sua personalidade demasiadamente “moe”. Enquanto é mostrada Tsuyu em um nível superior tanto de poder quanto de esperteza.
Texto: The Guyver
Tsuyu Asui
Ochako Uraraka