O festival de Namahage é uma festa que acontece na província de Akita onde os adultos se vestem como Onis (um tipo clássico de yokai) e Sam pelas ruas visitando casas com crianças que se comportam mau ou são desobedientes. Sendo que este tipo de yokai em especial são chamados Namahage o que seria equivalente ao nosso conhecido bicho papão, daí o nome do festival.
Este festival acontece uma vez por ano sempre as vésperas do ano novo, ou seja, no dia 31 de dezembro. Sempre são vistos andando em duplas ou mesmo trios, com suas mascaras assustadoras de demônios (vermelhas ou azuis) e vestidos com roupas de palha. Além disso eles carregam um balde de madeira (teoke) e uma faca também de madeira (deba) e quando escolhem uma casa para entrar são sempre bem recebidos pelos país (afinal são um bom incentivo para que os filhos se comportem) e perguntam se as crianças da casa são obedientes ou são criadoras de problemas. Se a resposta for negativa então eles fazem medo para que os pequenos melhorem o comportamento e não se metam em encrenca. Se forem bem recebidos pela família, os Namahages, ao saírem abençoam os moradores da casa com muita sorte e saúde e seguem para a próxima casa. É uma tradição todos os Namahages se reunirem no santuário de Shinzan para dançar ao redor de grandes fogueiras, das crianças da vila e também para tocar taiko.
Por mais incrível que pareça os Namahages não são considerados na cultura nipônica como criaturas do mau e sim como um tipo de Deus e reconhecido como Toshigami, que visitam as casas das pessoas na véspera do ano novo para espantar as doenças e espíritos malignos.
Este festival tem mais de dois mil anos de tradição e como é de se esperar, existem muitas lendas de como se iniciou o festejo, muito embora a mais famosa de todas estas lendas seja a do desafio da escadaria, que envolveu os cinco ogros trazidos pelo imperador chinês Wu de Han para os picos de Honzan e Shinzan na Península de Oga.
Os cinco ogros às vezes desciam dos picos para roubar mulheres e alimentos das aldeias vizinhas. Cansados dessa situação os moradores resolveram fazer um desafio para enganar os monstros e expulsa-los de uma vez por todas. As criaturas teriam que construir uma escadaria de pedra de 1.000 degraus em uma só noite, se conseguissem teriam todas as jovens que quisessem, mas se falhassem teriam que deixar Oga e nunca mais voltar. Os ogros aceitaram o desafio de bom grado e começaram um trabalho incessante durante a noite sendo que ao chegar a 999 degraus um dos moradores teve a idéia de ludibriar as criaturas imitando um galo cantando, fazendo com que os construtores achassem que a noite tinha acabado. Os ogros ficaram tão abalados que fugiram e nunca mais foram vistos novamente na região.
Texto: The Guyver