top of page

Kusshie,

O mistério do lago Kussharo

    Você com certeza já deve ter ouvido falar do famoso monstro do lago Ness, na Escócia não é? Pois no Japão, há também uma lenda parecida. Dizem que existe uma criatura gigantesca, misteriosa e não identificada, apelidada de Kusshie (クッシー), que habita as águas vulcânicas do Lago Kussharo (屈 斜路 湖) em Hokkaido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     O lago Kussharo, pertence ao Parque Nacional Akan e é o maior lago vulcânico do Japão formado dentro de uma cratera. Possui 80 km de circunferência e 117,5 metros de profundidade máxima. Seu nome vem da palavra Ainu “Kuccharo”, que significa “O lugar onde um lago torna-se um rio e o rio corre para fora.

     Neste local também se encontra a maior ilha em um lago de água doce no Japão, o Nakanoshima, que é na verdade um vulcão composto. Muitos turistas são atraídos para região devido às suas centenas de fontes termais naturais e pelos terapêuticos banhos de lama quente (Sunayu), que dizem ter propriedades medicinais.

     Mas Kusshi, apelido carinhoso que a suposta criatura ganhou, também acabou por se tornar uma atração turística no local. Dizem que a sua primeira aparição foi em 1972 por um homem que relatou ter visto “algo” nadando rapidamente nas águas e depois em 1973, por 40 alunos do ensino médio que estavam à passeio no local.

     Em julho de 1974, um outro relato famoso foi feito pelo Sr. Wada, um fazendeiro da região, que disse ter avistado um animal grande e escuro, que nadava a cerca de 4 metros de distância. O fazendeiro observou a criatura durante algum tempo, até que a estranha criatura imergisse sob as águas tranqüilas e profundas do lago.

     Em 1988, o Sr. Takashi Murata estava andando em uma lancha e relatou ter visto um animal de grande porte, a uma distância de 15 metros, que ele descreveu como sendo parecido com um golfinho. O animal seguiu a lancha por um tempo, até que em determinado momento, desapareceu sob as águas misteriosas do lago..

 

Texto: Silvia Kawanami
Site: http://www.japaoemfoco.com

bottom of page