top of page

    O Taiko nada mais é do que um instrumento de percussão (tambor) japonês. Em território nipônico todos os tipos de tambores são conhecidos como Taiko, mas fora do Japão, geralmente, apenas os wadaiko (outro tipo de tambor) é denominado de Taiko. Esses tambores têm seus corpos feitos de madeira e o topo confeccionado com pele de animal cuidadosamente esticado para criar a tensão ideal e assim proporcionar o melhor som.

     A historia deste instrumento, segundo o estudo de vários pesquisadores, aponta que na verdade o Taiko foi introduzido no Japão por influencia da cultura chinesa e koreana entre os anos de 300 e 900 a.c. quando os japoneses iam para a Coréia estudar kakko (tambor originário do sul da China). Também existem evidencia de que tenha existido influencia do sudeste asiático, quando fazemos uma comparação com tambores de países como India, Tailandia, Vietnã e entre outros. O Taiko teve varias funções no decorrer da historia do Japão, sendo usado para: Comunicação, ação militar, acompanhamento teatral, cerimônia religiosa, apresentações em festivais e até mesmo na manifestação de minorias sociais dentro e fora do Japão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Em 1951 um estilo único de Taiko chamado de Kumi-Daiko foi criado pelo artista Daihachi Oguchi. Neste estilo temos a apresentação conjunta de várias pessoas ao mesmo tempo. Daihachi acabou criando este estilo por acaso, de certa forma, pois sua intenção era de reproduzir a peça antiga de uma musica de Taiko que tinha recebido de um parente, mas incapaz de traduzir todas as passagens do texto antigo teve que transformar a obra acomodando múltiplos tocadores com tambores de tamanhos diferentes.

     Cada instrumento servia a um propósito específico, estabelecendo as convenções atuais no desempenho do kumi-daiko.Cada Taiko é um trabalho artesanal, feito sobre uma única grande e maciça tora de madeira nobre (Keyaki, Pinho Negro Japonês entre outros) e dois couros especiais. O produto final é um corpo de madeira oco, com os couros fixados através de pregos especiais em cada extremidade do corpo. O Taiko é tocado com bastões (Bachi) feitos de Bambu, Pinho ou outras variedades de madeiras, que medem cerca de 40cm , conforme o tamanho do Taiko. Os instrumentos mais conhecidos nas apresentações de Taiko são os seguintes:

Odaikô: É o maior dos Taikôs. Todo tambor de Taikô com mais de 84 cm é considerado um Odaikô. É o que emite o som mais grave devido ao seu tamanho. Ele pode ser tocado por um ou dois instrumentistas. Em português, a palavra significa grande tambor.

OOkedo Daikô: Taikô de tamanho médio. É o modelo mais comum utilizado pelos grupos de Taikô. Por não ser tão grande como o Odaiko, por exemplo, é mais fácil de ser transportado. Em média possui 50 cm de diâmetro. Em português a palavra significa taikô com corpo de barril.

Shime Daikô: É o menor dos taikôs. Produz o som mais agudo entre os tambores. Pode ser tocado em pé ou sentado (com o instrumento entre as pernas). Têm cerca de 15 cm de diâmetro. É tocado com batidas rápidas e leves. Em português significa tambor de aperto.

Naname Para tocar esse tipo de taikô, a pessoa tem de ficar posicionada ao lado do instrumento, que fica na posição diagonal. A inclinação do naname é de cerca de 45°. O posicionamento permite bastante mobilidade de quem está tocando. Esse tipo de taikô também é chamado de Oritatami daí. Em português, significa ficar flexível.

Nagado-daiko: O nagado é uma espécie de taiko formada por duas membranas de couro presas por tachas a um corpo abaulado de madeira, tradicionalmente escavada, proporcionando um som residual duradouro. É afinado somente no momento da fabricação, tornando-a mais trabalhosa e demorada se comparada a do okedo.

Hira-daiko:O hiradaiko é a nomeação dos taikos cujo diâmetro do couro é consideravelmente maior que a altura do corpo de madeira.

Takê: É o instrumento feito de um tronco de bambu, seu som é seco e bastante alto.

Fuê: É uma flauta transversal (utilizada de lado) com um furo para boca e 7 furos para as notas musicais, tradicionalmente é feita de bambu, mas há versões em PVC.O Fue geralmente é encontrado em 7 diferentes afinações sendo a mais difundida a afinação em C (Dó) conhecida como "hachi-choushi". O modelo tradicional em bambú costuma ter 8 furos (contando sempre o furo do sopro) mas modelos de 7 furos são recomendados a quem está aprendendo por serem mais fáceis de tocar.

Chappa: A Chappa é um instrumento formado por um par de peças metálicas, semelhantes a dois pratos. Seu som é diferente de qualquer outro e possibilita a composição de inúmeras combinações. Podendo ser carregada por todo o palco, dá ao tocador uma imensa liberdade de movimentos. É o instrumento feito de um tronco de bambu, seu som é seco e bastante alto.

Tekkan: O Tekkan é um instrumento metálico de percussão com três variações de tonalidade. Devido ao seu som metálico e agudo, que se destaca entre o som dos tambores, é normalmente utilizado para marcação de tempo e ritmo.

     O Taiko tem um peso cultural tão grande que suas origens são explicadas até mesmo na mitologia nipônica. Segundo a lenda, Susanoo (Deus dos mares e tempestades) por algum motivo, não especificado, ficou enraivecido e voltou sua cólera, junto com o mar, para a terra. Amaterasu (a deusa do raio de sol) se irritou com tamanha infantilidade que se recolheu a uma caverna lacrando a saída com uma grande rocha e com ela, a luz e o calor do sol também se esconderam. Todos os deuses tentaram convencê-la a sair de seu exílio, pois sabiam que sem o sol a vida na terra não sobreviveria e por tanto dialogaram, ameaçaram e tentaram até retirar a rocha com as próprias forças, mas ninguém teve sucesso.

     Enfim, a solução veio pelas ações da deusa Ame no Uzume (deusa da alegria, do amanhecer, e da folia). Ame tinha a aparência de uma velha e foi ridicularizada pelos outros deuses quando disse que conseguiria tirar Amaterasu de seu exílio. A sábia deusa da alegria esvaziou um grande barriu de saque perto da entrada da caverna virando-o para baixo e pisando no fundo, sempre pulando e pisando com furor criando ritmos percussivos. Isso comoveu os outros deuses de tal forma que eles começaram a dançar e cantar diante daquele ritmo. Foi uma celebração tão barulhenta Amaterasu foi investigar por uma fresta na entrada e se contagiou ao ver aquela cena tão alegre e assim saiu da caverna trazendo consigo novamente a luz sol sobre a terra e baniu Susanoo. Como podemos observar, segundo a lenda, o Taiko surgiu da performance de Ame no Uzume.

bottom of page