top of page

     O termo Tokusatsu é uma abreviação de “Tokushu satsuei” que basicamente significa “filmes com efeitos especiais” e antigamente abrangia qualquer produção de cinema ou televisão que utilizasse efeitos especiais, contudo os tokusatsus têm um significado muito mais profundo que remete ao final da 2ª guerra mundial quando a euforia pelo fim da guerra proporcionada pelos E.U.A fez com que os heróis da liberdade, personagens como Capitão America, Superman, Mulher Maravilha e entre outros, ganhassem cada vez mais espaço no cenário internacional. Como uma forma de impedir a proliferação desses heróis do ocidente no território japonês foram criados os primeiros projetos de tokusatsus, ou seja, a criação dos próprios heróis do Japão. Um dos primeiros longas-metragens desta linha foi o clássico e conhecido Godzilla (produtora Toho) e posteriormente a Toei Company criou o primeiro super-herói japonês da historia, Gekko Kamen (Mascara lunar). Foi a partir daí que o termo começou a abraçar somente as series de televisão e de cinemas de super-heróis japoneses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Em 1966 o conceito de Tokusatsu teria uma grande revolução graças a Eiji Tsuburaya, o criador de Ultraman, iniciando uma cadeia de ondas produtivas e popularizando os chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes) que imperaram nas produções até o inicio dos anos 70. A partir 1971 abriu-se uma nova franquia com o herói Kamen Rider de Shatoro Ishinomori que ganhou sua versão para televisão sem do um grande sucesso na época. Ainda nos anos 70 mais precisamente em 1975 houve a estréia da serie Himitsu Sentai Gorange (Esquadrão Secreto Goranger) que foi o responsável por abrir as portas a mais um gênero tokusatsu, o Super Sentai, que, como todos sabem, fez um sucesso estrondoso.

Himitsu Sentai Gorange
Eiji Tsuburaya e Ultraman

Tipos de tokusatsus

Kamen Rider: São super herois com roupas de gafanhoto, sendo as versões mais novas com armaduras e geralmente possuem uma moto. Os primeiros Riders foram: Kamen Rider, Kamen Rider Super-1 e o Kamen Rider ZX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sentai/Super Sentai: Neste gênero temos sempre um grupo de super herois no mínimo de 3 e no maximo 5 integrantes, sendo que cada um veste o uniforme de uma cor diferente e sempre defendem a terra contra as forças do mal. Um fato que vale lembrar é que foi a partir das series Himitsu Sentai Goranger e JAKQ estas equipes ganharam veículos gigantes que unidos se formavam um robô colosal, a partir daí o gênero deixou de ser chamado meramente Sentai e se tornou Super Sentai.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metal Hero: Neste gênero em especial foi iniciado pelas produções da Toei Company e as historias tinham sempre a mesma base, de um jovem utilizar uma super armadura tecnológica para derrotar uma terrível organização que pretende dominar o mundo por meios bélicos. O gênero Metal Hero foi um grande sucesso sendo considerado inclusive um marco no Tokusatsu, contudo com o passar do tempo foi se desgastando e as produções se encerraram oficialmente em meados de 1997 (apesar de terem sido ainda criadas uma ou outra serie após este período). O inicio dos Metal Heros se deu com a grande trilogia dos policiais espaciais bem conhecidos aqui no Brasil que foram: Gyaban, Sharivan e Shaider. É claro que não podemos esquecer que, aqui no Brasil, o seriado Jaspion foi o grande boom do tokusatsu na década de 80.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ultraman: Este foi um dos gêneros mais aclamados no Brasil e foi criado pela produtora Tsuburaya. Aqui a base das series é quase sempre a mesma, com os seres gigantes, da Nebulosa M-78 vindo a terra por alguma razão (acidental ou não), entrando em simbiose com algum humano ou se disfarçando de humanos para salvar a terra de invasores alienígenas. Aqui no Brasil foram apresentadas as series: Ultraman (Ultraman Hayata), Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga e assim terminam do a exibição em TV aberta destes gênero de Tokusatsu tão apreciado pelos brasileiros, contudo a partir de 2011 a Focus Filmes investiu neste mercado trazendo para o Brasil filmes inéditos dos guerreiros ultra: Ultraman Tiga e Ultraman Dyna: os Guerreiros da Estrela da Luz (1998), Ultraman Gaia & Ultraman Dyna & Ultraman Tiga: A Batalha do Hiperespaço (1999), Ultraman Tiga: A Odisséia Final (2000), Ultraman The Next (2004), Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: Yapool Ataca! (2006), Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: A Grande Batalha Decisiva (2008), Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Henshin Hero: O gênero Henshin Hero engloba os seriados em que os herois sofrem algum tipo de transformação para poder lutar na luta contra o mal. Inclusive o termo henshin significa exatamente “transformação”. Como exemplos deste gênero temos nomes famosos como: National Kid, Lion Man, Machine Man, Cybercops, Patrine, Biocrossers entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kyodai Hero: Aqui se encontram as series de herois gigantes que não são Ultraman, sendo a primeira serie deste gênero foi Magma Taishi (Vingadores do espaço), mas decolou mesmo com a estréia de Spetreman no inicio dos anos 70. No Brasil tivemos pouco contato com estas series pela TV aberta, mas os poucos que passaram pelas televisões brasileiras foram inesquecíveis como: Vingadores do espaço, Spectreman e Robô Gigante.

Ultraman
Ultraseven
Ultraman Tiga
National Kid
Cybercops
Machine Man
Jaspion
J.A.K.Q.
Vingadores do espaço
Robô Gigante
Spectreman

Galerias

Os que marcaram época no Brasil
Ultramans
bottom of page