top of page

Teatro Bunraku

    O teatro de bonecos ou Bunraku é uma forma de teatro tipicamente japonês utilizando bonecos que medem de 91 a 121 centímetros de estatura, manipulados por 3 pessoas. Os bonecos tem movimentos quase humanos, vestindo quimonos e através deles são contadas historias para o entretenimento do publico, tudo ao som do shamisen (instrumento de cordas japones).

     Historicamente o nome Bunraku é uma derivação do famoso teatro Bunrakuza de Ozaka onde já se apresentaram grandes peças desta nobre arte. A verdade é que não se sabe exatamente como a arte do Bunraku começou, mas o que se sabe é que entre os séculos VII e VII já havia uma forma rude deste teatro com o manuseio dos bonecos em uma caixa suspensa ao pescoço pelo titereiro (manipulador de bonecos). Obviamente com o passar do tempo a tecnica foi ficando cada vez mais aperfeiçoada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     O grande marco desta arte teatral se deu a partir de 1684 com a vontade de Takemoto Gidayui de ter seu próprio teatro para que pudesse apresentar livremente as peças que quisesse, sendo que para essa empreitada ele pediu a ajuda de Chikamatsu Monzaemon (um dos maiores escritores teatrais da era Edo) e Takeda Izumo, proprietário de um teatro e com experiência na área administrativa. Chikamatsu conseguiu transportar muitos elementos humanos para as novas historias, uma vez que já tinha escrito peças para o teatro kabuki, assim dando ênfase a debates morais e éticos. Ele também abordava o sewamono (historias que falavam sobre o modo de vida dos comerciantes), mas sua grande façanha foi atribuir o shinju (suicídio provocado pelo amor ou tragédias) as historias o que foi um grande sucesso. Infelizmente o teatro Bunraku entrou em declínio na metade do século XVIII com a criação de novas técnicas ocidentais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Atualmente o teatro de bonecos atingiu outros níveis como o teatro Yumehina (Yume = sonhos e hina = bonecos) cujas apresentações são feitas pela sensacional Michika Lida, discípula e sucessora do mestre Hoichi Okamoto, sendo também a única representante deste estilo específico.A técnica foi criado depois de anos de estudo junto com o mestre Hoichi que presenteou o mundo com o teatro Dondoro, ou Hyakki Dondoro (“Hyakki”, ou “espíritos sem limites”, representa a idéia de que “o boneco é um recipiente oco que recebe o espírito do ser humano”,). Este estilo como principal característica utilizar bonecos em tamanho real para contracenar com o próprio criador, dessa forma só existe um titereiro, a própria Michika. Alem disso neste estilo não existem “textos” (recitador da historia), apenas musica, com exceção de algumas obras especificas.

Takemoto  Gidayui
Takeda Izumo
Chikamatsu Monzaemon
teatro Bunrakuza em Ozaka
Michika Lidia
Hoichi Okamoto
bottom of page