top of page

     Mangá é o termo utilizado para se referir as historias em quadrinhos feitas no estilo japonês, sendo que no Japão qualquer historia em quadrinho, não importando o tamanho, é chamada de Mangá.O inicio dos mangás está intimamente ligada aos rolos de pinturas nipônicas Emakimono (sistema de narrativa ilustrativa que nasceu no período Nara), eles associavam pintura e textos para contar uma historia enquanto eram desenrolados. Foi a partir da metade do século XII que apareceram os primeiros Emakimonos em estilo japonês, sendo um dos primeiros deles o Inga Kyô que era a copia de uma obra chinesa que separava as gravuras e os textos.Os Emakimonos foram substituídos por livros no período Edo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Em 1861 surgiu no Japão uma figura que influenciaria os primeiros moldes da arte em mangá, o cartunista britânico Charles Wirgman, que em 1862 criou um jornal de sátiras conhecido como: The Japan Punch onde eram encontrados muitos desenhos com balões de diálogos. Durante a existência do jornal ele ensinou varias técnicas de desenho e pintura a artistas japoneses. Em 1874 foi lançada a primeira revista de mangás, claramente influenciada pelo The Japan Punch, foi a Eshinbun Nipponchi, criada por Kanagaki Robun e Kawanabe Kyosai, que infelizmente não teve muita popularidade sendo encerrada na terceira edição, contudo a partir daí vemos uma sucessão de revistas deste gênero tentando se firmar no mercado como a Kisho Shimbun em 1875 (inspirada na Eshinbun), a MaruMaru Chinbun em 1877 e finalmente a Garakuta Chinpo em 1879. Em 1895 surge a revista Shōnen Sekai a primeira revista Shōnen (mangá direcionado ao publico jovem masculino), criada pelo grande escritor de livros infantis, Iwaya Sazanami. A revista teve uma forte ênfase sobre a 2ª guerra mundial.

 

     Até hoje a Tagosaku to Mokubē no Tōkyō-Kenbutsu é considerado o primeiro manga no estilo moderno, sendo criado por Rakuten Kitazawa que em 1905 também criou a revista Tokkyo Pakku (revista de mangas para crianças) e no mesmo ano lançou a revista Shōjo Sekai que era uma versão feminina da Shōnen Sekai sendo considerada a primeira revista Shōjo.

     Em 1946 tivemos dois artistas que marcaram pra sempre a historias do mangás: Machiko Hasegawa que foi a primeira mulher a fazer um manga com a tira Sazae-shan publicado no jornal Asahi Shimbun e Osamu Tezuka que revolucionou o estilo do desenho em mangás com as expressões faciais exageradas dos personagens (olhos, sobrancelhas, bocas e nariz), sendo muito influenciado pelos desenhos de Walt Disney. Osamu também foi o primeiro a implementar efeitos gráficos que dessem noção de movimento nas historias (linhas que dão impressão de velocidade e onomatopéias integradas com os desenhos) isso deixou as historias mais longas, não só pelo destacamento de todas as ações, mas também pelo enquadramento e alternância de quadros como usado no cinema.

 

     A contribuição de Osamu Tezuka para a cultura pop nipônica que vemos nos dias atuais não foi apenas nos mangás, vale frizar que em 1963, usando seu próprio estúdio, Mushi Production, produziu a primeira serie animada para TV usando uma de suas mais famosas obras de mangas Tetsuwan Atom (Astro boy) nesse ponto começava a transição do papel para as telas. Como nunca estava satisfeito e dotado de uma grande criatividade Tezuka começou a abordar novos gêneros de historias indo alem de historias para crianças e jovens, agora criando mangas pra um publico mais adulto com uma trama e personagens mais complexos e sérios.

 

     Outro grande nome dentro da historia dos mangas foi o artista Fukujiro Yokoi que criou alguns sucessos memoráveis lembrados até hoje que foram: Fushigina Kuni no Putcha (Putcha no país das maravilhas), uma historia futurística em que se passa mil anos no futuro com o garoto Putcha e um robô chamado Perii que muitos comparam ao Astro Boy de Osamu Tezuka (1952).

 

Classificação dos mangas

Por demográfia

Kodomo:  Direcionado a crianças de tenra idade.

 

Shonen:    Direcionado a garotos adolescentes.

 

Shoujo:     Direcionado a garotas adolescentes.

 

Seinen:     Direcionado a homens jovens e adultos.

 

Josei:        Direcionado a mulheres jovens e adultas.

 

 

 

 

Nekketsu : É o tipo de mangá em que as cenas de ação, onde os personagens defendem os valores da amizade e do treinamento. Ex: Dragon Ball, Hokuto no Ken, One Piece, Bleach, Naruto, Saint Seiya.

 

Spokon : Mangá esportivo. O termo vem de contração da palavra inglesa "sport" com a japonesa "konjō" que significa "coragem". Ex: Inazuma Eleven, Eyeshield 21, Captain Tsubasa

 

Gekiga : Mangás adulto e temas dramáticos Ex: Lobo Solitário, Crying Freeman, A Lenda de Kamui.

 

Magical Girl : Meninas ou rapazes que têm algum objeto mágico ou poder especial. Ex: Sailor Moon, Sakura Card Captor, Mahou Shoujo Madoka Magica, Black Rock Shooter.

 

Yuri : História de amor entre meninas. Ex: Kannazuki no Miko.

 

Yaoi : História de amor entre homens. Ex: Sekai-ichi Hatsukoi, .

 

Harém : Rapaz cercado de garotas. Ex: Love hina, Negima!.

 

Mecha : Os robôs têm presença significativa em muitas ocasiões gigantes e tripulada por seres humanos. Ex: Tengen Toppa Gurren Lagann, Gundam, Code Geass e Escaflowne.

 

Hentai, Seijin Mangá ou Ero-Mangá: Mangás pornográficos, a maioria, heterossexual.

 

Aniparo: São paródias de animes, mangás entre outros, muito comum em dōjinshis.

 

Por gênero

Os mangas mais vendidos de todos os tempos

bottom of page